INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


Eu

01)      Leia o texto e responda as questões:

         Eu não era nem novo nem velho. Tinha a capa colorida, um pouco amassada e uma das páginas rasgada na parte de baixo, naquele lugar que chamam de pé-de-página.
Vivia jogado no canto de um quarto junto de velhos brinquedos. Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar. O que eu mais queria era que ele me desse atenção, me segurasse, passasse minhas páginas, lesse o que tenho para contar.
Mas que nada! Brincava naquele quarto e nem me olhava. Ficava horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeças e outros brinquedos.
Eu me sentia um grande inútil. Um dia não agüentei mais: chorei tanto, mas tanto, que minhas lágrimas molharam todas as minhas páginas e o chão. Parecia que eu tinha feito xixi no quarto. Levei um tempão prá secar.
No dia seguinte, quando os raios de  sol entraram pela janela, me senti  melhor, e minhas páginas secaram todas.
Um dia o menino entrou no quarto  com um  lápis e uma folha de papel.  Assentou-se bem pertinho de mim e   encheu os dois lados da  folha com  desenhos e rabiscos.
Em seguida, me segurou, me folheou,   viu algumas de minhas ilustrações e me abriu  no meio com aquela  cara de quem queria rabiscar.
Eu acabava de ser descoberto! Preso entre as  suas mãos o meu coração disparou de alegria: tum, tum, tum, tum... Era muita emoção para um livro só!
                                                                    Autor desconhecido

02)      Complete:

a- Título do texto: _________________ Números de  Parágrafos.______
b- Gênero:  (    ) Conto     (   ) Fábula      (   ) Poesia
c- Função:

03- Responda com frases completas:
a- Quem conta a história do texto?
b- Onde vivia o livro do texto que você leu?
c- Qual era o maior desejo do livro?
d- Por que ele ficou com as páginas molhadas?

03)      Coloque V(verdadeiro) e F(falso) conforme o texto:
(     ) Todos os dias o menino lia o livro.
(     ) O livro se sentia útil, por isso era feliz.
(     ) O livro molhou e demorou para secar.
(     ) Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar.
(     ) O livro nunca foi descoberto pelo mundo.

05)Numere as frases pela ordem dos acontecimentos.
(     ) Assentou-se pertinho do livro
(     ) Segurou e folheou o livro.
(     ) Abriu o livro  no meio com cara de quem ia rabiscá-lo.
(     ) O menino entrou no quarto.
(     ) Encheu os dois lados da folha com desenhos e rabiscos.
(     ) Viu alguma das ilustrações do livro.

06)Leia :

            Eu me sentia um grande inútil até que o menino me folheou e olhou minhas       ilustrações.
            Meu coração disparou. Era muita emoção para um livro só.

Agora escreva as palavras grifadas, nos traços abaixo, de acordo com o significado de cada uma.
a)      _______________________bateu apressado.
b)      _______________________sentimento de alegria ou tristeza.
c)      _______________________virou as folhas do livro.
d)      _______________________gravuras ou fotos de um texto.
e)      _______________________que não serve para nada.


07)      Coloque as palavras abaixo na ordem em que aparecem no dicionário:

COLORIDA – PÁGINAS   - PEDRA  - BRINCAR – SOL -CADERNO – SAPATO – BATATA – PAPEL



1-________         2-___________    3-_____________           
4-_________       5-_________        6-_________
7-___________   8-________          9-_______

08)  Separe as sílabas e classifique-as com conforme o número de sílabas:
a- amassada:________________________               
 b- quarto:___________________________     
c- disparou:_________________________                
d- alegria:___________________________    
e- colorida:__________________________            
f- mãos:_____________________________       

09) Qual a importância do livro na sua vida?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.